terça-feira, 1 de abril de 2014

John Frusciante faz contato com a Terra

Créditos: musictimes.com / Reprodução

Um ser absolutamente singular, que simplesmente distorce e ultrapassa os limites da música. Não há muito o que dizer sobre John Frusciante. Em poucas palavras, ele é louco. Sim, maluco, mas que muitas vezes usa isso em benefício próprio e em malefício também. Exemplos não faltam.

Um cara que ressurgiu das profundezas da década de 90, após um longo e sério abuso de várias drogas (ao ponto de descaracterizar seu braço, repleto de abscessos). O mesmo braço, que empunhou a guitarra do Red Hot Chili Peppers em cinco álbuns, sendo três deles absolutamente históricos (Blood Sugar Sex Magik e mais dois - ou três - que você escolhe).

A sua carreira solo começou em 1994 e entre álbuns que ele lançou pra sustentar o vício (Niandra Lades and Usually Just a T-Shirt e Smile from the Streets You Hold) e outros simplesmente ótimos (como os três que lançou em 2004 - Shadows Collide With People, The Will to Death e Inside of Emptiness), ele sempre quis surpreender, provavelmente sem nenhuma intenção.

A bússola de Frusciante é o ar que respira, é o vento que sopra, nos ares de uma nítida sobriedade, como prova sua intensa produtividade. Após lançar um álbum e EP com forte influência hip hop e música eletrônica (PBX Funicular Intaglio Zone e Letut-Lefr, de 2012) e um EP absolutamente insano, psicodélico e indescritível (Outsides, de 2013), a única coisa que você espera ao ouvir um álbum dele é a surpresa. Pode vir de tudo: ruídos estranhos, viagens de efeitos sem nexo e fim, ou até singelas e maravilhosas canções pop, orientadas por voz e violão. Ele é imprevisível e usa deste artíficio como bem entende, sem ligar para crítica, mercado e fãs. Faz o que dá na telha.

E na telha do recém-lançado Enclosure (11º álbum, além de 6 EPs e inúmeros álbuns de parcerias) é um trabalho com muitas passagens de drum'n'bass. Mas do jeito do Frusciante ("Crowded" é um bom exemplo). E alguns trechos mais melódicas e sutis (mas ainda bem distante dos Chili Peppers), como "Stage" e (talvez) "Sleep", algo que ele não fazia há algum tempo. Colide com "Fanfare", mais uma de suas músicas incompreensíveis (ao menos se ouvinte estiver sóbrio). "Cinch" é outra loucura, contrastando com "Zone", mais palatável.

Perto dos seus últimos lançamentos, este CD é um passo em direção a algo mais convencional. Mas ainda um passo de astronauta, com toda a lentidão da gravidade zero. O caminho até a Terra ainda é longo e incerto. Enquanto isso, ele passeia pelo espaço, inclusive sendo lá mesmo onde este álbum acabou sendo lançado. Sintomático.


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