terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Meus pitacos: Bruce Springsteen - High Hopes (2014)

Crédito: wikipedia.com / Reprodução

O décimo oitavo álbum de Bruce Springsteen poderia surpreender ou causar alguma estranheza, exatamente por ser uma reunião de um material não aproveitado durante anos. Mas High Hopes demonstra que Bruce, ao lado da afiadíssima E Street Band e com participações especiais (como Tom Morello, em praticamente todo o álbum) trazem ao nostálgico trabalho, um aroma de novidade.

A faixa-título, com caprichado naipe de metais e Morello chamando a atenção (sem cansar) é perfeita para shows, cabendo facilmente a alcunha “sacolejante”. Já American Skin” (41 Shots) é outra de fácil digestão, candidata a hino, que não dá para crer como algo tão bom ficou tanto tempo na gaveta.

No resto do trabalho, o Boss acerta bem mais do que erra: Just Like Fire Would é um dos seus mais fiéis retratos; Frankie Fell in Love parece uma joia esquecida há 30 anos no estúdio; as baladas Hunter of Invisible Game e The Wall são belíssimas. Já The Ghost of Tom Joad retorna ainda melhor que a original, de 1995 (e obviamente, bem diferente da cover feita pelo Rage Against the Machine). Ironicamente, Morello, ex-RATM, divide as vozes com Bruce na canção.

A esperançosa Dream Baby Dream é indício de que High Hopes honra seu título. Enquanto tem artista que passa sufoco pra lançar um álbum, Bruce pegou as sobras dos últimos anos, requentou e as serviu como um majestoso banquete. Delicie-se.


Nota: 8

Confira o videoclipe de High Hopes: